Porque ainda não foi tudo dito e porque uma viagem tão longa e tão gloriosa merece todo o destaque, deixamos um relembrar de como foi o campeonato do Mundo absoluto e por idades dos trampolins lusos por terras do tio Sam!
2015 já começou e a primeira prova de apuramento está quase à porta, por isso, queremos deixar uma vez mais a lembrança dos que se destacaram nos mundiais, dos que lá estiveram pela primeira vez, dos que fizeram uma prova menos boa, etc., para que todos relembrem o que foi uma etapa memorável para as suas vidas e para que todos conheçamos quem são os nossos representantes lá fora quando agora começarem as provas nacionais mais importantes!
Rumo a Odense 2015, aqui fica um resumo:
Nos absolutos, destacamos a enorme Raquel Pinto, primeira medalha portuguesa no Tumbling em Mundiais absolutos, apenas na sua primeira participação. O treinador Luís Nunes não poderia ficar mais contente, já que logo no 4º lugar ficou Beatriz Botelho, também na sua estreia! Um futuro brilhante pela frente?!
Destaque igualmente para o regresso dos 2 olímpicos, Diogo Ganchinho e Ana Rente, que depois de lesões prolongadas, voltaram a estar em lugares olímpicos com um 10º e 16º lugar respectivamente. Mas os outros semi-finalistas não merecem menos destaque: Pedro Ferreira foi um brilhante estreante em 19º lugar e Sílvia Saiote 17ª.

Nos Mundiais por Idades, destaque para a APAGL e os seus ginastas. 11-12 anos, Gonçalo “Superman” Martins foi 3º no Trampolim Individual e 2º no DMT. 15-16 anos, Luís Afonso foi o vencedor em DMT! Ainda da APAGL, Sofia Correia conseguiu um lugar na final feminina de 13-14 anos.
Destaque igualmente para os pares sincronizados do último dia: Ana Gomes e Mariana Carvalho foram vendedoras nos 15-16 anos e na mesma categoria, Afonso Fernandes e Miguel Magalhães foram 2º.
Ainda no Trampolim Individual, modalidade “raínha”, Rita Batista despediu-se dos CMGI com uma final nos 17-18 anos, terminando num excelente 5º lugar.

Realçar ainda a presença de outros portugueses em destaque nesta prova: Nuno Merino mostrou uma presença descontraída mas muito competente enquanto Representante dos Ginastas na FIG, enquanto que os juízes portugueses Daniela Marques, Rute Simão e João Ferreira viram a sua qualidade reconhecida ao serem chefes de painel em várias provas e no convite para entregarem medalhas nas cerimónias dos CMGI.

Um último destaque português que também não passou despercebido vai para Rui Vinagre. Nada disto seria possível sem uma excelente organização de prova, sob responsabilidade do ex-Director Técnico Nacional de Trampolins, agora em funções na FIG.

Deixamos os quadros finais dos resultados e tabelas de medalhas para mais tarde recordar! Os parabéns a todos os envolvidos nesta mega operação USA 2014, desde ginastas a família, passando por treinadores, clubes, federação, dirigentes, amigos, etc. todos foram certamente muito importantes!





