50 anos de trampolins em França!

50anos_fr_champs O campeonato nacional de clubes francês teve este ano sabor especial, combinando a sua realização com a celebração dos 50 anos do trampolim em França.

Esta ocasião especial ficou marcada pela presença de várias figuras que contribuíram para a bonita história do trampolim, não só francês mas mundial.

Nomes como Richard Tison, Lionel Pioline, Fabrice Schwertz, Michel Rouquette, David Martin e Emmanuel Durand, foram apenas alguns dos que marcaram presença, numa bonita homenagem à modalidade no país, mas também com algumas ausências de peso como Grégoire Pennes e Sébastien Laifa que não conseguiram sair dos EUA, onde se encontram neste momento a trabalhar no conhecido Cirque du Soleil.

A importância que os franceses dão aos seus feitos e campeões é digna de nota e exemplo: quem não gostaria de ver reunidos os nossos campeões numa ocasião especial onde se celebrasse sobretudo o trampolim e tudo o que traz para além da competição?

50anos_fr_xico_silvanoPortugal esteve representado não só no trampolim, mas também no tumbling, com o nosso grande Nuno Silvano e o seu treinador Francisco Pinto, que arrecadaram nada menos do que a medalha de ouro.

Quanto a mim, foi uma honra fazer parte desta festa, conhecer pessoalmente estes atletas e pedir o máximo de autógrafos possíveis, numa competição muito bem organizada e com pormenores de luzes, música, o logo da competição estampado nos colchões de segurança e as bancadas sempre cheias!

Um trabalho excepcional do maestro Cyril Cloud, com quem tive o privilégio de trabalhar pelo segundo ano consecutivo.

Foi também a oportunidade de rever um velho amigo que faz parte da história dos trampolins em Portugal, o nosso querido Duarte Lebre, vice-campeão da Europa de juniores em DMT, que reside agora em Paris com a sua linda família, onde provavelmente o seu filho Mateus dará os primeiros saltos no trampolim.

Outro detalhe importante foi o facto de vários destes campeões manifestarem saudades dos antigos colegas portugueses, enviando cumprimentos e perguntando pelas figuras da nossa história, algo que revela bem o cariz da nossa marca nos trampolins mundialmente, não só pelos nossos resultados mas pelas amizades que ficam para a vida.

Deixo-vos algumas imagens que ilustram esta reunião de autênticas lendas do nosso desporto:

O Trawp.com agradece ao Diogo Ganchinho pela partilha da experiência!

50anos_fr_bois_rouquettePierre Bois (DTN) e Michel Rouquette (Treinador Francês 1968-1989)

50anos_fr_1champPaul CHEYROUSE (Primeiro campeão Francês 1966)

50anos_fr_fab_davidDavid Martin (ginasta olímpico) e Fabrice Schwertz (estrela do vídeo FIT no Monte Branco)

50anos_fr_manu
Emanuel Durand (Estrela Francesa do final dos anos 90)

50anos_fr_philippe

Philippe Labeaut (Treinador Francês e figura importante na formação dos treinadores em Portugal)

 

One thought on “50 anos de trampolins em França!

  1. Francisco Pinto says:

    Para todos deixe-me deixar apenas algumas palavras sobre a competição. Somos muito pequeninos!!!! A organização da competição, a celebração dos 50 anos, o respeito e o orgulho nos seus campeões.
    Os nossos dirigentes têm ainda muito a aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *