Portugal esteve presente na primeira Taça do Mundo do circuito de 2016, em Baku, Azerbaijão, representado por Ana Rente no setor feminino e Diogo Ganchinho, Diogo Abreu e Pedro Ferreira no setor masculino.
Ana Rente conseguiu o 9º lugar à frente da japonesa Rana Nakano, sendo assim a primeira reserva para a final, com duas séries seguras: 46,780 na primeira e 51,995 na segunda. A competição estava forte, com a bielorrussa Hanna Harchonak a dominar com 102,160, exatamente a 1 ponto da segunda classificada, Katherine Driscoll.
Na competição masculina o nível esteve igualmente alto, sendo de destacar o terceiro lugar nas preliminares de Diogo Ganchinho, apenas superado pelo medalhado olímpico Dmitrii Ushakov e o atual campeão da Europa Uladzislau Hancharou. 49,945 na primeira série e 58,400 na segunda valeram-lhe a passagem à final desta Taça do Mundo.
O Diogo Abreu realizou uma boa primeira série, com 49,495, mas infelizmente não conseguiu manter o nível a que já nos habituou na segunda série, não lhe permitindo obter um lugar mais alto do que o 19º. O mesmo aconteceu com Pedro Ferreira, que após uma F1 de 48,570, não foi além do 30º.
O par Ganchinho/Abreu brilhou nas preliminares de trampolim sincronizado, apurando-se para as finais em quarto lugar, ultrapassados apenas pelo par bielorrusso e pelos dois pares russos (apesar de, devido às regras, só se apurar um par russo). O par luso somou 87,600 pontos, com a segunda melhor f1 da prova, 40,000 pontos!
Nas finais os portugueses continuaram a mostrar o seu valor, alcançando duas medalhas em duas possíveis!
Diogo Ganchinho totalizou 58,995 pontos, subindo ao terceiro lugar no pódio, o mesmo que na competição sincronizada, com Ganchinho/Abreu a obterem 48,600 pontos.
Excelentes resultados com o Campeonato da Europa e o Test Event à porta. Só temos a desejar bom trabalho e boa sorte!


