Nuno Merino – Representante dos Atletas na FIG

merino_2O Trawp.com entrevistou o 1º Ginasta Olímpico Português de Trampolins – Nuno Merino, após a sua eleição para Representante dos Atletas na Federação Internacional de Ginástica no novo ciclo Olímpico.
É mais um marco histórico para si e para a Ginástica Portuguesa e um orgulho para a comunidade dos Trampolins em Portugal. Para quem conhece o agora treinador em terras do tio Sam, sabe que não fará bandeira disso, mas que trabalhará com muita vontade e com imparcialidade em mais esta etapa da sua vida.
Temos a certeza que não ficará por aqui e que no futuro veremos o Nuno envolvido noutros cargos, por agora desejamos os maiores sucessos para esta fase que muito honra a sua pessoa e a nossa comunidade.

Parabéns Nuno Merino!

Trawp – O que significa para ti seres eleito para Representante dos Ginastas de Trampolins na FIG?
NM – Ser eleito para representar os Ginastas na FIG, é uma responsabilidade tremenda. Sinto que nesta fase da minha vida, para além de ser treinador e poder ajudar a modalidade criando ginastas, posso desta forma lutar na parte política do desporto, parte onde se discutem alterações às regras de modo a melhorar o desempenho da modalidade.

Trawp – Qual a função do Representante dos Ginastas na FIG?
NM – Tenho a meu cargo passar e transmitir à Comissão Técnica todos os desejos, críticas e sugestões que os ginastas tenham de modificar ou mesmo criar acerca das disciplinas de Trampolim, Duplo Mini Trampolim e Tumbling. Após a transmissão da informação, posso também votar para a aprovação das mesmas junto da Comissão Técnica, o que dá um peso ainda maior a esta função.

merino_olympics

Trawp – Quais as ideias que gostarias de implementar?
NM – Acima de tudo, gostava de tentar satisfazer os desejos dos ginastas. Sinto que neste momento há muito interesse em que haja Taças do Mundo de Duplo Mini, juntamente com o tentar aumentar os números de participação nas disciplinas não olímpicas. Julgo que esse será o ponto de partida, desde já sentindo uma grande força contra da parte da Comissão Técnica. No futuro há outras coisas que gostava de implementar, posso acrescentar que uma seria critérios mais rigorosos para a densidade da recepção de Duplo Mini Trampolim. Felizmente no último Campeonato do Mundo acho que a densidade era a adequada, mas nos anos passados não tem sido assim e muitas lesões têm-se verificado. Tudo tem que ser levado um passo de cada vez, como se costuma dizer, quem tudo quer, tudo perde, portanto é preciso saber quando avançar para estas coisas.

Trawp – Este é um trampolim para a Comissão Técnica da FIG, como o teu antecessor?
NM – É sem dúvida uma possibilidade que não coloco de parte, neste momento não penso muito nisso, sei que tenho 4 anos neste mandado, um ainda possível de mais 4 anos seguintes, quando chegar a altura e consoante forem passando os anos logo tomarei essa decisão. Admito que neste momento é possível, mas nunca se sabe o dia de amanhã…

merino_3

Trawp – Conta-nos um pouco do que tem sido a tua experiência nos EUA como treinador.
NM – A minha expêriencia aqui tem sido muito agradável, é uma realidade diferente, uma realidade que eu gostava que fosse possível em Portugal sem dúvida.
Para começar o sistema escolar deles é muito diferente, a mim parece-me mais fácil, não garanto, falo apenas do que ouço, mas uma coisa tem de melhor com certeza, permite que comecemos os treinos às 15h. Assim sendo podemos ter vários grupos e treinos de várias idades, o que permite que trabalhemos tanto com crianças de 2/3 anos como com seniores. Sem dúvida um sistema fantástico para a criação de ginastas de elite. No entanto, nem tudo são coisas boas. Se é verdade que os vencimentos são sem dúvida superiores a Portugal, os ginastas que treinam 12h semanais aqui pagam uma mensalidade de 270€, mais os custos das competições todas incluindo os treinadores, o que ronda um custo anual de 1.320€. Portanto, há alturas em que se perdem pessoas porque não têm possibilidades de suportar estes custos. Felizmente Huntsville é uma cidade onde há muito investimento empresarial, o que significa que tem muitas pessoas com suporte financeiro, facilitando o nosso trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *